sexta-feira, 8 de agosto de 2014

“Comunidade de comunidades” é tema da Assembleia de Pastoral do Nordeste 4

A 24ª Assembleia de Pastoral do regional Nordeste 4 (Piauí), realizada entre os dias 17 e 19 de julho, reuniu bispos e representantes das oito dioceses para o estudo do Documento 100 da CNBB “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”. Fizeram parte da programação missas, conferências e debates.

“Comunidade de comunidades: uma nova paróquia” foi apresentado pelo padre Leomar Brustolin, que ressaltou alguns pontos como a conversão pastoral, que exige uma mudança de mentalidade e uma atitude de superação do desânimo para que se passe de uma pastoral de sustentação para uma pastoral missionária. Segundo o sacerdote, deve-se priorizar o ser sobre o fazer e a paróquia deve superar a burocracia pastoral, acolher os moralmente perdidos e os socialmente excluídos. Padre Brustolin ainda reforçou que “a paróquia deve ser compreendida como casa de peregrinos, privilegiando a Palavra e a dimensão do encontro favorecendo a formação de pequenos grupos, pequenas comunidades”.

Após uma ressonância da assembleia, na qual bispos, leigos, religiosos e padres expressaram opiniões, as conclusões do evento foram elencadas, com algumas características consideradas fundamentais para que a paróquia se converta em comunidade, como viver a caridade e fazer a opção pelos pobres, valorizar o laicato e incentivar a formação dos ministérios leigos, meditar a Palavra de Deus pela Leitura Orante, entre outras.

CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário