domingo, 30 de março de 2014

Dom Marcos Antônio Tavoni é empossado Bispo da Diocese de Bom Jesus do Gurgueia

A diocese de Bom Jesus do Gurgueia (PI) acolheu, na tarde e noite da última sexta-feira (28), seu sexto Bispo diocesano, Dom Marcos Antonio Tavoni. A grande solenidade de acolhida e a concelebração da posse foi acompanhada por milhares de fiéis.

Arcebispos, Bispos e Padres de várias dioceses do Piauí e de outros Estados estiveram em Bom Jesus participando desse importante momento para a Igreja local.

Entre as autoridades presentes à Celebração Eucarística, estavam o Prefeito de Bom Jesus, Marcos Elvas (PSDB); os Deputados Estaduais Fábio Novo (PT) e Gustavo Neiva (PSB); o Deputado Federal Paes Landim (PTB); e o Senador Wellington Dias (PT).

O Bispo foi recepcionado no Terminal Rodoviário de Bom Jesus com grande queima de fogos de artifício e inúmeras faixas de boas vindas das várias paróquias, pastorais e movimentos. Em grande carreata, Dom Marcos Tavoni foi conduzido até a Igreja Matriz do Bom Jesus da Boa Sentença, onde havia grande concentração de fieis.
Rapidamente Dom Marcos Antonio Tavoni saudou e cumprimentou a multidão de peregrinos que se encontrava em frente à Igreja Matriz e Avenida Getúlio Vargas, e seguiu em direção à Catedral de Bom Jesus do Gurgueia, recebendo homenagens de estudantes e adeptos.

A Celebração Eucarística e Posse Canônica de Dom Marcos Antonio Tavoni, 6º bispo de Bom Jesus, teve início às 19h00, na Catedral de Nossa Senhora das Mercês, com o coral cantando uma mantra, em seguida o canto e a procissão de entrada com todos os padres da Diocese.

O Padre Aristides, da Cidade de Avelino Lopes, fez um comentário sobre a história de Dom Marcos. Em seguida Monsenhor Fernando tomou a palavra. Dom Jacinto Brito, Arcebispo do Piauí saudou todos os fieis presentes na Catedral de Nossa Senhora das Mercês, e falou sobre a história do nosso querido Dom Ramon.
Em nome de todos os Deputados do Piauí, o Deputado Fábio Novo foi até o altar para saudar o novo Bispo da Diocese de Bom Jesus do Gurguéia. Também saudaram o novo bispo todos os Padres da Diocese de Bom Jesus.

Após a Anunciação do Evangelho (Mc 12,28-34) cantado, foi a vez do novo Bispo Dom Marcos Antônio Tavoni, tomar a palavra. Em sua homilia, Dom Marcos recitou trechos do hino de Bom Jesus. Este momento foi seguido pelo momento de oferta, momento de oração (O Pai Nosso), momento da Paz e Santa Eucaristia.
O Prefeito da Cidade de Bom Jesus, Marcos Elvas, deu as boas vindas ao novo Bispo Dom Marcos Antônio Tavoni. Neste momento tomou a palavra Dom Alfredo Schaffler, Bispo da Diocese de Parnaíba e Presidente do Regional Nordeste 4 da CNBB. Dom Alfredo saudou e deu boas vindas a Dom Marcos. Também fez parte desse momento tomando a palavra Dom Valdir, Bispo auxiliar da diocese de Brasília. Finalizando, o Bispo Emérito Dom Ramon Lopez, fez os agradecimentos.
Chegando ao ápice da Celebração Eucarística e Posse Canônica, houve a Leitura da Ata da Posse de Dom Marcos Antônio Tavoni, que foi proferida pelo Padre José Valdo da paróquia de Bom Jesus da Boa Sentença (Bom Jesus). Dom Marcos encerrou apresentando os Bispos que estiveram presentes.

Portaljorrante

Nenhum comentário:

Postar um comentário