segunda-feira, 3 de março de 2014

A história de Daniel, o "pequeno papa"

"Olha, agora temos três papas!". É um dos comentários mais freqüentes sobre a foto postada na quarta-feira no Facebook de centenas de usuários: uma criança de cerca de um ano e meio, vestida como Papa, que caminha com a mãe na colunata da praça de São Pedro.

Alguns dias mais tarde, precisamente na quarta-feira, na última Audiência Geral, o mesmo bebê, mais uma vez vestido como um papa, reapareceu nos braços do Papa Francisco, durante o habitual passeio de jipe do Santo Padre no meio dos fiéis.

Uma imagem que, como a anterior, deu a volta ao mundo: o pequeno Daniel, 19 meses, chorando nos braços do Papa (o verdadeiro...). Um instante antes um policial o segurou de surpresa e o bebê se assustou. Curiosidade: naquela manhã, na praça de São Pedro, várias outras crianças estavam fantasiadas de guardas suíços...

Se alguém de repente chegou a pensar numa nova fantasia de carnaval, que entrou na moda repentinamente, temos agora a confirmação de que se trata de um trabalho artesanal, um verdadeiro exemplar único.

Mas como surgiu a bizarra e simpática ideia? Tudo começou durante a passada temporada de férias, quando o pequeno Danel De Sanctis, com sua mãe Paola e seu pai Silvano, se hospedavam na casa dos seus avós paternos na Toscana.

Naquela ocasião, a mãe, depois de ter-lhe lavado e secado as mãos, por brincadeira colocou-lhe uma toalha branca na cabeça e nas costas e a criança abriu os braços, em uma pose semelhante à do Batman e outros super-heróis com capa.

Enquanto para a maioria da família, o primeiro pensamento foi o de Superman, a sua avó paterna imaginou naquela cena o manto branco do pontífice, e imediatamente propôs ao seu filho e à nora: “porque não o fantasiam de Papa no Carnaval?".

Um par de meses mais tarde, portanto, estava Daniel fantasiado de Papa, com um hábito costurado pela avó materna em um tecido presenteado pela mãe do pároco de Santa Maria dele Fornaci, ao lado da praça de São Pedro. A cruz pectoral foi, pelo contrário, comprada em uma das muitas lojas de souvenirs ao redor da Basílica Vaticana.

"Eu realmente não imaginava que a foto do meu filho vestido como Papa teria dado a volta ao mundo", diz alegremente a ZENIT a senhora De Sanctis.

Morando fora dos muros vaticanos, Daniel normalmente passeia à tarde nas imediações de São Pedro, juntamente com a sua mãe ou os avós maternos. Durante uma dessas saídas foi tomada a primeira foto fantasiado, aquela de costas debaixo da colunata.

Sem mencionar os vários transeuntes, turistas e curiosos que, nos últimos dias, pararam Paola, dizendo: "Que bonitinho o seu filho com este hábito... Posso tirar uma foto com ele?".

E se a fantasia de moda das festas deste Carnaval virassem logo aquela do Papa? "Se tivesse que nascer uma moda, estaria feliz – comenta a mãe de Daniel-. Não tenho os direitos autorais, nem a exclusiva para a fantasia do meu filho!".

Zenit.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário