sábado, 1 de junho de 2013

Diácono Clenis Guedes recebeu o sacramento da Ordem em Floriano

Aconteceu na noite da última sexta-feira (31), a ordenação sacerdotal do Diácono Clenis Guedes, realizada na Catedral São Pedro de Alcântara, em Floriano. A ordenação foi presidida pelo bispo diocesano Dom Valdemir Ferreira dos Santos, que impôs sobre o ordenado a força da graça sacerdotal.



O ato litúrgico contou ainda com a presença do bispo emérito de Floriano, Dom Augusto Rocha, padres de Floriano e de outras cidades, familiares e correligionários do religioso, além de um grande número de fiéis do município florianense.





Clenis Guedes é natural da cidade de Jerumenha. Entrou para o seminário ainda na época em que Dom Augusto Rocha era o bispo de Floriano.



O sacramento da Ordem é constituído por três etapas: episcopal, diaconal e presbiteral (ou sacerdotal). Cada qual possui um rito de ordenação próprio, porém o comum entre eles é a imposição das mãos e a prece de ordenação.



A ordem presbiteral é denominada também sacerdotal. Segundo o Pontifical Romano, a ordenação sacerdotal é constituída por seis partes: eleição do candidato; homilia; propósito do eleito; ladainha; imposição das mãos e prece de ordenação; unção das mãos e entrega da patena e do cálice.

Como as demais ordenações, a sacerdotal é realizada dentro da Eucaristia. Logo após a Liturgia da Palavra, dá-se início ao Rito de Ordenação Presbiteral.





Fonte/imagens: Florianonews.com/

2 comentários:

  1. Sim, verdadeiramente um momento para sempre, a ordenação de um sacerdote é a santificação de um povo!

    ResponderExcluir
  2. Em cada ordenação sacerdotal, o céu inteiro desce naquele local onde está acontecendo o ato!

    ResponderExcluir