sexta-feira, 28 de junho de 2013

Celebrada missa pelo 1º ano de falecimento do Frei Antonio Cúrcio


Foi celebrada na noite da última quinta-feira (27), a missa pelo 1º ano de falecimento do frade franciscano Antonio Cúrcio, em Floriano. A celebração aconteceu na quadra do Colégio Industrial São Francisco de Assis, bairro Ibiapaba e contou com a participação de alunos e professores da escola, amigos, correligionários e um grande número de fieis. Frei Antônio Cúrcio, natural de Montefalcone di Val Fortore, na Itália, faleceu aos 91 anos na madrugada do dia 27 de junho de 2012.


Frei Antonio Cúrcio, um Fiel a Deus que contribuiu com o progresso de Floriano, através de seu trabalho, dedicação, força e determinação, se instalou em Floriano no início dos anos 60, quando fundou o Colégio Industrial, que se transformou numa grande referência em educação em todo o Estado do Piauí.


Frei Antonio tinha a educação no sangue. Durante o ano de 1967, enquanto estava construindo o Convento no bairro Ibiapaba, efetuou uma pesquisa abrangendo a evolução de Floriano no período de 1940 a 1960, focalizando especialmente a educação. O resultado da pesquisa o convenceu a criar um centro que mudasse o tipo de educação vigente naquela época. Era necessário olhar a criança e o jovem como pessoa, tendo como base a família, a sociedade, a religião e uma sólida cultura, desenvolvendo as potencialidades e habilidades de cada um.


O religioso fundou assim o Colégio Industrial São Francisco de Assis e iniciou as aulas no mês de abril de 1969. A aceitação por parte da comunidade foi grande e os órgãos educacionais do Piauí: a Delegacia Regional do Ensino, o Conselho Estadual, a Secretaria de Educação, se manifestaram dando o maior apoio à filosofia educacional preconizada pela sua escola.


Fonte:Florianonews.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário