domingo, 22 de julho de 2012


TEMPLOS, MATRIZES E CATEDRAIS
Pe. Zezinho, scj 


A idéia de Templo, Igreja Mãe e Igreja Catedral nasce do seu porquê. O professor tem uma cátedra de onde leciona, por isso o chamamos de catedrático. Catedral é o templo onde o bispo na sua cátedra espiritual, ensina, coordena e lidera o povo em oração. Cátedra quer dizer cadeira, lugar onde se ensina. 
A catedral é a Igreja Mãe da diocese, que se constitui em porção especial e regional do povo de Deus. É toda a Igreja Católica presente ali na região. A unidade no essencial não permite que aquela igreja se torne mais regional do que católica. A matriz é a igreja mãe da paróquia, porção da diocese. É dali que o pároco, que naquela parcela de Igreja representa o bispo anuncia as decisões para todas as comunidades paroquiais. 
Por isso, sair sistematicamente da matriz em busca de uma capela ou um colégio onde o padre preferido de determinado movimento reza uma missa mais ao gosto do fiel que não sabe mais orar a não ser com o movimento ao qual aderiu é altamente questionável. É o primeiro passo para o sectarismo. É deixar o centro das decisões para praticar um catolicismo particular. A Igreja precisa funcionar na unidade. Os templos da unidade são a Catedral e a Matriz. As outras igrejas recebem permissão para funcionar, mas o lugar de oração e reflexão da comunidade paroquial é a matriz.
O lugar da diocese é a Catedral que às vezes recebe o nome de basílica. Basileus em grego quer dizer rei. Antigamente era a igreja do governante. 
Hoje é uma igreja para onde afluem muito fiéis. Papa lhes dá esse nome porque ali é um lugar maior ou um lugar importante da fé. Acostume-se com esses nomes. Atrás deles há uma catequese da vida em comunidade. 


www.padrezezinhoscj.com
Comentários para: online@paulinas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário