sábado, 21 de julho de 2012

Brasão de Dom Valdemir


O Brasão Episcopal é utilizado pela Igreja para identificar o caráter evangelizador do Bispo.

1. INSÍGNIAS EPISCOPAIS – Encimando o escudo, o chapéu prelatício com fileiras de borlas verdes representa a Igreja e a missão apostólica do Bispo, indica também a sucessão dos apóstolos, sua comunhão hierárquica com o Papa (sucessor de Pedro), retrata ainda a união das Igrejas Particulares. A cor verde remete à esperança.

2. ESCUDO – Escudo eclesiástico tradicional repartido em três campos, sendo o do alto a representação da devoção mariana e missão do Epíscopo, a cor amarela retrata a luz divina que representa a sua vocação e chamado. O verde retrata o terreno fértil da vocação e a esperança, representa também o humano. O azul representa a obediência ao chamado vocacional e remete ainda ao divino. O verde e o azul fundem-se apresentando a ligação do ser humano com Deus.

A flor de lis indica a devoção do Epíscopo à Nossa Senhora que a venera como Mãe da Igreja e de todos. Modelo de fé e santidade, Maria está intimamente ligada à sua vida sacerdotal.

A Carnaúba é uma árvore do semi-árido do nordeste brasileiro. Conhecida como “árvore da vida”, oferece uma infinidade de uso. É também símbolo da cidade de Floriano.

O Cristo sentado representa o Mestre, aquele que ensina. Os tons ocres da sua veste fazem lembrar que Ele se fez homem. É Cristo glorioso, o ressuscitado que convida o Epíscopo a apascentar as suas ovelhas, confiando-lhe através da Igreja o pastoreio do povo. Sua cabeça perpassa o campo do chamado e alcança os campos da fé e missão, pois, este mesmo Jesus é quem seduz, envia e capacita o pastor.

3. CRUZ – Em tons dourados, representa a cruz processional e também o convite do Senhor: “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me” (Mt 16,24).

4. LISTEL – O listel com lema PASCE OVES MEAS (Apascenta as minhas ovelhas) é tirado do Evangelho de João 21,17 que inspira e orienta a missão do novo Pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário