segunda-feira, 12 de maio de 2014

Paróquia de Jerumenha promove campanha para recuperação do teto da Igreja

A Paróquia de Santo Antônio da cidade de Jerumenha está promovendo uma grande campanha para a recuperação do teto da sua Igreja Matriz, de acordo como o administrador paroquial Frei Eulálio Miranda, o teto não estava oferecendo mais condições de segurança para as celebrações e reuniões, correndo sério risco de causar algum acidente, por isso a igreja foi interditada, diante disso a comunidade se mobilizou para arrecadar fundos para a sua recuperação.

A Igreja de Santo Antônio de Jerumenha é a 2ª mais velha do Piauí, e foi sagrada no ano de 1746, é considera um patrimônio arquitetônico e cultural do Piauí.

A obra de recuperação do teto da igreja custará algo em torno de 14 mil reais, e para arrecadar esse valor ele está pedindo doações, tanto na comunidade de Jerumenha e em algumas cidades próximas, Frei Eulálio Miranda informa que quem quiser doar qualquer ajuda pode depositar no Banco Bradesco, agência 0971-7, conta 017244-8.

A Paróquia de Jerumenha realiza um dos mais tradicionais festejos do sul do Piauí, que acontece no inicio do mês de junho, e reuni grande multidão de fieis de todas as cidades próximas.


Portalcidadeluz

sábado, 10 de maio de 2014

Dia das Mães

O Dia das Mães é um dia para celebrar e agradecer a todas as mães, para as que ainda estão presentes e para as que já se foram. O Dia das Mães é uma data móvel, ou seja, o dia a ser comemorado depende do ano, mas no Brasil é sempre no segundo domingo do mês de Maio. Em vários países é comemorado em outras datas, que vão desde março até dezembro.

É comum no Dia das Mães os filhos fazerem surpresas às suas mães, dando presentes ou organizando atividades que demonstrem amor e carinho por ela.

Origem da data

Dia das Mães na Antiguidade


A comemoração mais antiga do Dias das Mães tem origem na Grécia antiga, onde a entrada da primavera era comemorada por Reia, a Mãe dos deuses. A tradição de homenagem às mães continuou com as festas em honra de Cibele, também chamada Magna Mater (Grande Mãe).

Dia das Mães no Brasil

No Brasil o primeiro Dia das Mães foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Mas foi só em 1932 que o presidente Getúlio Vargas oficalizou o segundo domingo de maio como Dia das Mães no Brasil.
Em 1947 a data do Dia das Mães passou a ser incluída no calendário oficial da Igreja Católica no Brasil.

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Bispos aprovam Ano da Paz durante a 52ª Assembleia Geral da CNBB

Durante a 52ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi aprovada, por unanimidade, a realização do Ano da Paz. Durante a reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep), que reúne a presidência da CNBB e os presidentes das Comissões da entidade, serão definidas atividades e propostas de ações para a vivência deste momento.

O ano da paz terá início no primeiro domingo do Advento (30 de novembro de 2014) e vai até o Natal de 2015. De acordo com o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, a paz está relacionada com as relações. "A paz é vital para as relações, a paz nasce de ralações novas, de relações equilibradas", disse.

Para ele, o aumento da violência dá a sensação de relações quebradas. "É preciso ajudar a reconstruir este tecido de elos, de relações", comentou.

Dom Leonardo explicou que o ano da paz pode contribuir na reflexão sobre os motivos da violência.

"Um ano da paz pode nos ajudar muito: refletir sobre o porquê da violência, sobre a necessidade da paz, mas também busca, junto à população, junto às nossas comunidades, momentos onde eles possam expressar que desejam viver em harmonia e em fraternidade”, sinalizou.

CNBB

sábado, 3 de maio de 2014

Papa Francisco enviará uma mensagem contra o racismo na Copa

O Papa Francisco enviará uma mensagem contra o racismo, conforme informações divulgadas pelo governo brasileiro. A mensagem será lida por um jogador da seleção brasileira na abertura da Copa do Mundo, no dia 12 de junho deste ano, no estádio do Maracanã.

"Falei com o Papa sobre a nossa disponibilidade para transformar a copa na pedra angular contra o racismo... E ele está de acordo com a nossa proposta", disse a presidente Dilma Rousseff, afirmando que o governo do Brasil está conversando com outros líderes de todos os segmentos religiosos para se pronunciarem contra o racismo durante o mundial de futebol.

É conhecida a paixão do pontífice argentino pelo esporte. Francisco, que é torcedor do San Lorenzo de Almagro, time argentino que está disputando a Copa Libertadores da América, já teve vários encontros com personalidades do mundo do esporte.

O presidente da FIFA, Joseph S. Blatter, foi recebido pelo papa em uma audiência particular no Vaticano em 22 de novembro de 2013. Durante a conversa, Francisco pediu que a FIFA "use o futebol para promover a paz no mundo e ajudar os pobres".

"O Santo Padre me pediu para enfatizar a importância do futebol na educação dos jovens e em favor da paz mundial. Nós dois somos apaixonados pelo futebol e, naturalmente, também tocamos no tema. Somos conscientes da nossa responsabilidade e sabemos que, com o nosso trabalho, podemos unir os povos e conseguir construir um mundo melhor. O papa tem a certeza de que o futebol tem muito a oferecer neste sentido", explicou o presidente da FIFA depois da audiência.

O racismo no esporte, particularmente no futebol, tem sido um tema recorrente na mídia, com grande ênfase nos últimos dias. No domingo passado, um torcedor do time espanhol Villareal jogou uma banana contra o jogador brasileiro Daniel Alves, do Barcelona, durante um jogo entre as duas equipes. A resposta do atleta foi comer a fruta.

O gesto se transformou numa campanha mundial contra o racismo quando o companheiro de time de Daniel, Neymar, postou nas redes sociais uma foto sua também comendo uma banana, junto com seu filho, e etiquetou a imagem com a tag #somostodosmacacos. A campanha foi prontamente apoiada por celebridades e anônimos de todo o mundo.

Daniel Alves declarou: "Fiquei surpreso com o apoio de todos. Foi um ato sem pensar na repercussão. O mundo evoluiu e nós temos que evoluir com ele".

Zenit.org

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Fiéis participaram do encerramento dos festejos de São José Operário em Floriano

Em uma noite movida pela fé, paroquianos da Paróquia São José Operário, no bairro Caixa D’água, em Floriano, realizaram o grande momento do festejo. Durante dez noites seguidas, a devoção ao santo foi sinal de abnegação e fortaleza da fé, pedindo as bênçãos do patrono dos trabalhadores.

Na última quinta-feira (1º), feriado dedicado ao Dia do Trabalhador, a comunidade católica participou em massa das atividades de encerramento dos festejos. Durante a procissão centenas de fiéis acompanharam a imagem por algumas ruas do bairro. Em seguida foi celebrada uma missa solene, presidida pelo pároco, Padre Nylfranyo Ferreira dos Santos.

Para o sacerdote, a realização de mais um festejo atendeu as expectativas da Santa Igreja, sempre preocupada em difundir o evangelho de Cristo, através de servos fiéis, como São José Operário.

"O festejo foi bem animado e esse é um dos grandes objetivos do festejo, procurar cada vez mais evangelizar as pessoas dentro de uma espiritualidade vivida na própria comunidade", disse Padre Nylfranyo.
São José é o único santo celebrado em duas datas, no dia 19 de março, como esposo de Maria e em 1º de maio, Padroeiro dos Trabalhadores. Esta última foi instituída diante de uma multidão de 200 mil operários, reunidos no dia 1º de Maio de 1955, na Praça de São Pedro, quando o Papa Pio XII decidiu cristianizar o Dia do Trabalho, dando-lhe como santo protetor São José Operário.



Florianonews.com