domingo, 23 de fevereiro de 2014

Paroquianos de Nazaré do Piauí participam de Assembleia de Pastoral

Teve início na manhã do último sábado (22), a Assembleia de Pastoral Paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, na cidade de Nazaré do Piauí.

De acordo com o Padre Nylfranyo Ferreira dos Santos, a Assembleia de Pastoral teve como tema "Paróquia Missionária: comunhão de comunidades" e objetivou traçar o planejamento pastoral para o ano 2014.
O evento, que se encerrou no final da tarde deste domingo (23), buscou cultivar a formação comunitária permanente, com a presença e em comunhão com todas as forças vivas da paróquia.

Ainda de acordo com o Padre Nylfranyo, todas as comunidades da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré estavam representadas na Assembleia de Pastoral Paroquial, que obedecendo ao Documento de Aparecida, assegura o acompanhamento e o amadurecimento de todos os agentes pastorais e leigos inseridos na sociedade, renovando a comunidade paroquial e tornando-a discípula missionária de Jesus Cristo.

FlorianoNews

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Dom Walmor é nomeado membro da Congregação para as Igrejas Orientais

O Papa Francisco nomeou na última quarta-feira (19/02), novos membros para a Congregação para as Igrejas Orientais, entre eles o arcebispo de Belo Horizonte (MG), Dom Walmor Oliveira de Azevedo.

Integram a Congregação bispos nomeados pelo papa Francisco e patriarcas e arcebispos maiores das Igrejas Orientais, assim como o presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

Atividade

A Congregação é responsável por promover a unidade entre as igrejas orientais católicas. Busca incentivar o crescimento e assegurar os direitos, como a integridade do patrimônio litúrgico, disciplinar e espiritual nas várias tradições cristãs orientais.

CNBB

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Papa Francisco nomeia novo Bispo auxiliar de Brasília (DF)

O Papa Francisco nomeou hoje, 19, monsenhor Marcony Vinícius Ferreira como Bispo auxiliar de Brasília (DF). Atualmente, atua como vigário geral da mesma arquidiocese.

Monsenhor Marcony nasceu no dia 03 de março de 1964, em Brasília (DF). Ingressou para o Seminário Maior Nossa Senhora de Fátima, em 1982, onde cursou Filosofia e Teologia. Recebeu a ordenação presbiteral em 03 de dezembro de 1988.

Especializou-se em Liturgia no Instituto Teológico Pastoral de Bogotá, em 1989, e no Pontifício Instituto Litúrgico Santo Anselmo em Roma, de 1993 a 1996. Possui mestrado em Liturgia pela Pontifícia Universidade Santa Cruz de Roma.


Em sua caminhada como presbítero, monsenhor Marcony foi coordenador de Pastoral da arquidiocese de Brasília, membro do Conselho de Presbíteros e do Colégio de Consultores. Também foi coordenador da formação litúrgica-doutrinal dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística e responsável pelo folheto litúrgico "Povo de Deus". Foi secretário geral do 16º Congresso Eucarístico Nacional, em 2010, e vigário episcopal do vicariato centro, em Brasília. Foi pároco da paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, de Sobradinho (DF), de 1989 a 1993,e da Catedral de Brasília, de 1996 a 2010.

Atividades

Monsenhor Marcony tem uma trajetória no sacerdócio dedicada à formação de padres. Lecionou diferentes disciplinas no Seminário Maior Nossa Senhora de Fátima, Ordinariado Militar de São Paulo e Seminário Redemptoris Mater. Atualmente é professor do Curso Superior de Teologia, da arquidiocese de Brasília, e autor de diversos artigos sobre religião publicados no Jornal de Brasília.

CNBB

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Abertas as inscrições para o curso à distância sobre a CF 2014

O Curso à distância sobre a Campanha da Fraternidade 2014 está com inscrições abertas para novas turmas. Este ano, a campanha tem como tema "Fraternidade e Tráfico Humano" e lema "É para a liberdade que Cristo nos libertou" (Gl 5, 1).

O curso é uma novidade e conta com a supervisão da equipe executiva da CF da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Os participantes terão acesso às informações das práticas de tráfico humano em suas várias formas, bem como reflexão bíblico-teológica, indicações sobre o enfrentamento e canais de denúncia de situações de tráfico.

De acordo com o secretário executivo da CF, padre Luiz Carlos Dias, o objetivo do curso é "oferecer uma nova modalidade de capacitação sobre os conteúdos da Campanha da Fraternidade e, assim, contribuir com a formação que ocorre nos regionais e em várias dioceses do Brasil".

Módulos

O curso é oferecido em quatro módulos, com total de 40 horas e duração de 40 dias. Abordará especificamente o Texto Base da CF 2014, focado no método: ver, julgar e agir. As unidades do curso são: 1-) O tráfico humano no contexto da globalização, com foco na mobilidade e trabalho, e as formas de enfrentamento ao tráfico humano, 2-) A iluminação no Antigo e Novo Testamento, 3-) Propostas para o enfrentamento do tráfico humano e canais de denúncia e 4-) Histórico e sentido da Campanha da Fraternidade no Brasil.

Durante o curso, os alunos entenderão as condições de denúncias e aprenderão como agir concretamente nos casos de tráfico humano. "A CNBB tem buscado meios para cumprir a missão de capacitar os agentes que atuam nas pastorais para que estejam cada vez mais preparados", destaca padre Luiz Dias.

As inscrições para o curso podem ser feitas pelo site: www.solarconsultoria.com

Pastoral da Pessoa Idosa realizou Oficina de Atualização dos Instrumentos Básicos

Membros da Pastoral da Pessoa Idosa da Diocese de Floriano estiveram reunidos durante os dias 15 e 16 de fevereiro, na Oficina de Atualização dos seus Instrumentos Básicos.

Num clima de muita alegria e entusiasmo missionário, a formação foi realizada no Centro Dom Edilberto Dinkelborg, Casa João XXIII, em Floriano, com a presença de líderes e representantes de outras cidades em que a Pastoral da Pessoa Idosa está presente.
Coordenada Por Maria Iris Santos, a Oficina de Atualização dos seus Instrumentos Básicos da Pastoral da Pessoa Idosa proporcionou uma revisão dos materiais educativos utilizados no dia a dia da missão da PPI: o Caderno do Líder Comunitário e a Folha de Acompanhamento Domiciliar da Pessoa Idosa, denominada FADOPI, além de capacitar os voluntários da PPI, levando mais conhecimento aos agentes nas paróquias pertencentes à Diocese de Floriano.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Atividades da semana na Paróquia Santo Antônio

A paróquia Santo Antônio, em Jerumenha, realizará as seguintes atividades ao longo desta semana:

SANTAS MISSAS

o Dia 18, terça-feira, retornaremos às celebrações das SANTAS MISSAS DEDICADAS A SANTO ANTÔNIO, na Igreja matriz, às 19H00;
o Dia 19, quarta-feira, na Capela Nossa de São Camilo (Assentamento Riacho do Mato), às 19H00;
o Dia 20, quinta-feira, na Capela de Santo Expedito (Assentamento Santo Expedito), às 19H00;
o Dia 22, sábado, na Capela São Francisco das Chagas (Povoado Barra do Lance), às 19H00.

Frei Eulálio Miranda, Administrador Paroquial, convoca os seguintes grupos para reuniões:

o CONSELHO PAROQUIAL PARA ASSUNTOS ECONÔMICOS (CPAE): terça-feira (18), às 16H00;
o COROINHAS, terça-feira (18), logo após a missa de Santo ANTÔNIO;
o CATEQUISTAS DE PRIMEIRA EUCARISTA E CRISMA, quarta-feira (19), às 16H00;
o MINISTROS E MINISTRAS DA COMUNHÃO EUCARÍSTICA, quinta-feira (20), às 16H00.

sábado, 15 de fevereiro de 2014

CRB lança campanha de prevenção ao tráfico de pessoas na Copa

Visando contribuir para a prevenção do tráfico de pessoas e da exploração sexual no país, a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) desenvolverá ações de conscientização durante a Copa do Mundo de 2014. A campanha "Jogue a favor da vida" foi lançada nesta semana pela CRB em parceria com a Rede "Um grito pela Vida", da qual faz parte um grupo de religiosas sensíveis à situação de escravidão de milhares de brasileiros que são vítimas deste tráfico.

Atualmente, a CRB conta com 30.528 religiosas consagradas, 7.580 padres e 2.702 irmãos. O objetivo é convocar todo esse grupo para atuar na campanha preventiva que terá início dia 18 de maio em todas as cidades-sedes da Copa do Mundo até o final do evento.

"É uma campanha de prevenção e informação. Material impresso, com conceitos e orientações sobre a prevenção das diferentes modalidades de tráfico humano, será distribuído nas rodoviárias, ônibus, aeroportos, hotéis das cidades que sediarão a Copa", explica a coordenadora da Rede, irmã Eurides de Oliveira.


Exploração

Hoje, crianças, jovens e adultos passam por situações de tráfico, sendo impedidos de viver com dignidade. Esse tipo de crime contra a vida gera por ano 32 bilhões de dólares para os traficantes de pessoas. E as copas mundiais acabam sendo ocasiões para a prática deste crime.

Em muitos casos, crianças são adotadas ilegalmente, adolescentes levados para treinos esportivos e acabam sendo usados para exploração sexual de aliciadores. De acordo com irmã Eurides, organizações, núcleos de enfrentamento do tráfico, a Pastoral do Menor, universidades, a Cáritas Internacional e o Ministério da Justiça aderiram à campanha "Jogue a favor da vida".

No Brasil, existem canais para denúncia por telefone, como a Central de Atendimento à Mulher (180) e de Violações aos Direitos Humanos (100).

CNBB

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Papa Francisco nomeia novo Bispo de Caicó (RN)

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira (12), o Padre Antônio Carlos Cruz Santos como Bispo da Diocese de Caicó (RN), atualmente provincial dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus (MSC), na Arquidiocese de Juiz de Fora (MG).

Padre Antônio é carioca, tem 52 anos e nasceu em 25 de novembro, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Aos 22 anos ingressou no Seminário Menor Nossa Senhora do Sagrado Coração (MSC), em Juiz de Fora. Cursou filosofia no Seminário Diocesano Paulo VI, em Nova Iguaçu (RJ). Em 1987, fez a experiência do noviciado, com profissão religiosa em 2 de janeiro de 1988.

O sacerdote concluiu os estudos de Teologia no Instituto Santo Inácio, em Belo Horizonte (MG). Recebeu a ordenação presbiteral em 12 de dezembro de 1992. Entre 1995 e 1997, atuou como formador dos juniores. Também ocupou a função de promotor vocacional e formador dos postulantes, de 1998 a 2001.


Atividades

A trajetória presbiteral de padre Antônio Carlos é voltada aos trabalhos de formação de seminaristas. Foi mestre de noviços de 2003 a 2011. Assumiu o cargo de provincial dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus da Província do Rio de Janeiro, em 2012, e posteriormente em Juiz de Fora, no qual permaneceu até a data de sua nomeação como bispo. Foi vigário nas paróquias Pai Eterno e São José, na Cidade de Deus (RJ), Nossa Senhora do Sagrado Coração, em Contagem (MG), São Judas Tadeu, em Belford (RJ), Senhor Bom Jesus, em Pirassununga (SP) e Nossa Senhora da Soledade, em Itajubá (MG).

CNBB

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Igreja celebra aparições de Nossa Senhora de Lourdes

As aparições de Nossa Senhora de Lourdes começaram no dia 11 de fevereiro de 1858, dizem que apareceu em 1874, quando Bernadette Soubirous, camponesa com 14 anos, foi questionada por sua mãe, pois afirmava ter visto uma "dama" na gruta de Massabielle, cerca de uma milha da cidade, enquanto ela estava recolhendo lenha com a irmã e uma amiga.

A "dama" também apareceu em outras ocasiões para Bernadette até os dezessete anos.

A Mensagem que a Santíssima Virgem deu em Lourdes, pode ser resumida em alguns pontos: o agradecimento pela definição do dogma da Imaculada Conceição, que tinha sido declarado quatro anos antes por Pio IX (1854), a importância da oração, da penitência e da humildade, a recitação do Santo Rosário, a necessidade de conversão e a escolha de Bernadete Soubirous como instrumento de sua mensagem, reafirmando à um mundo que julga tudo conquistar pelo poder, aquilo que diz São Paulo: "Deus escolheu o que é fraco no mundo, para confundir os fortes", (1Cor 1,27)

A Igreja lança e nos motiva a termos um olhar atento à Lourdes. Suas aparições foram aprovadas, mediante carta pastoral de seu bispo, bem como seu caráter sobrenatural e a vida tão autêntica da vidente Bernadete que foi canonizada em 8 de Dezembro de 1933. Seu corpo incorrupto ainda pode ser visitado no Convento de Nevers, dentro de um féretro de cristal. A festividade da Santa se celebra em 16 de Abril. O Papa João XXIII no encerramento do centenário das aparições de Lourdes, recordava o seguinte: "A Igreja, pela voz de seus Papas, não cessa de recomendar aos católicos que prestem atenção à mensagem de Lourdes e o Papa Pio X chamou o santuário de Lourdes: "sede do poder e da misericórdia de Maria, onde ocorreram maravilhosas aparições da Virgem".

Hoje também celebramos o dia do enfermo proclamado no dia 21 de outubro de 1992, pelo Santo Padre o Papa João Paulo II, que foi o primeiro Papa a peregrinar até Lourdes.

Rogamos à Santíssima Virgem de Lourdes pela intercessão de Santa Bernadete que o coração da humanidade possa retornar seu olhar à Cristo e pelo testemunho de humildade, penitência e oração de Lourdes possa ser curado de todas as doenças físicas, morais, sociais e espirituais que o afasta de Deus e dos irmãos.

Um ano da histórica renúncia de Bento XVI

O dia 11 de fevereiro de 2013 prometia ser uma segunda-feira particularmente tranquila. No consistório, conforme previsto, o papa Bento XVI decretou a inscrição de Santa Catarina de Siena Montoya e Upegui e de Maria Guadalupe Garcia Zavala no Livro dos Santos. Era um dia a tal ponto tranquilo que a Sala de Imprensa da Santa Sé estava quase vazia.

O que ninguém esperava eram as seguintes palavras de Bento XVI: "Convoquei este consistório não só para as três causas de canonização, mas também para comunicar uma decisão de grande importância para a vida da Igreja".

E veio o anúncio: "Depois de examinar reiteradamente a minha consciência diante de Deus, cheguei à certeza de que, devido à idade avançada, não tenho mais forças para exercer adequadamente o ministério petrino".

E prosseguiu: "Por isso, muito consciente da seriedade deste ato, com plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério de bispo de Roma, Sucessor de São Pedro, que me foi confiado por meio dos cardeais em 19 de abril de 2005, de forma que, a partir do dia 28 de fevereiro de 2013, às 20 horas, ficará vacante a sé de Roma, a sé de São Pedro, e deverá ser convocado, por meio de quem tem a devida competência, o conclave para a eleição do novo Sumo Pontífice".

"O papa esperou este consistório com a participação de grande quantidade de cardeais presentes", disse o porta-voz vaticano, pe. Federico Lombardi, e leu o seu pronunciamento em latim.

"O papa continuará na plenitude das suas funções até 28 de janeiro, às 20 horas. A partir desse momento, entraremos em sé vacante", explicou o porta-voz, acrescentando: "Não existem dúvidas sobre a renúncia, que foi feita do modo válido previsto pelo direito canônico".

Gestos precursores da renúncia

No dia 28 de abril de 2009, o papa Bento XVI viajou a L’Aquila, na Itália, para orar pelas vítimas do terremoto que tinha atingido a região. Na basílica de Nossa Senhora de Collemaggio, onde está a relíquia do papa Celestino V, Bento XVI depositou o pálio que lhe fora entregue no dia da sua entronização.

Celestino V (1209-1296) foi eleito papa após uma longa sé vacante, o que se deveu à divisão do colégio cardinalício entre os candidatos apoiados pelas famílias Colonna e Orsini. Após cinco meses como pontífice, ele renunciou voluntariamente ao pontificado para retornar à sua vida de ermitão. Reunido o conclave, seu sucessor, Bonifácio VIII, foi eleito em um dia.

Quando Bento XVI voltou a essa região, por ocasião do "perdão de Celestino V", ele declarou em sua homilia: "Passaram-se oitocentos anos, mas Celestino V permanece presente na história em razão dos célebres acontecimentos de sua época e do seu pontificado e, especialmente, da sua santidade".

O papa Bento XVI quis ressaltar, ainda, "vários ensinamentos" da vida do papa Celestino, que são "válidos também para a nossa época". Precisamos ver nele um "buscador de Deus", que, "no silêncio exterior, mas em especial no interior, conseguiu perceber a voz de Deus, capaz de orientar a sua vida'. Além disso, "São Pedro-Celestino, mesmo levando uma vida de eremita, não se 'fechou em si mesmo', mas manteve a paixão por levar a boa notícia do Evangelho aos seus irmãos. E o segredo da sua fecundidade pastoral estava precisamente no fato de permanecer com o Senhor, na oração".

Depois da perplexidade normal que um ato histórico desta envergadura suscita, veio o conclave e, com ele, o papa Francisco. Depois de um ano, tudo agora parece mais claro.

Zenit.org

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Paróquia Santo Antônio divulga calendário de atividades pastorais

Dia 11 de fevereiro é celebrado o dia de Nossa Senhora de Lourdes. Em vista de um resgate desta piedade popular, a Paróquia Santo Antônio, em Jerumenha, está realizando um Tríduo em preparação para esta festa, com a Oração do Santo Terço, na Igreja Matriz, às 19H00, nos dias 08, 09 e 10 de fevereiro, sob a coordenação da Pastoral da Juventude, Terço dos Homens e Terço das Mulheres.

Nesta terça-feira (11), haverá Santa Missa, às 08H00, com os alunos, professores e funcionários da Escola Nossa Senhora de Lourdes, e às 19H00, com todo o povo de Deus.

SANTAS MISSAS

Quinta-feira (13), haverá celebração Eucarística na Capela de Santa Luzia, no Assentamento Calumbi, às 19H00;

Sexta-feira (14), a celebração Eucarística acontecerá na Capela Nossa Senhora das Dores, situada no Bairro Apaga Fogo, às 19H00;

Sábado (15), na haverá celebração Eucarística na Capela de Santa Luzia, no Povoado Extrema, às 19H00;

Domingo (16), a celebração Eucarística acontecerá na Capela de Santo Expedito, localizada no Assentamento Morro do Sobrado, às 10H00.

Nos dias 14 e 15 de fevereiro acontecerá a Capacitação para Multiplicadores da Campanha da Fraternidade 2014, no Centro Pastoral Dom Edilberto Dinkelborg (Casa João XXIII), em Floriano.

Frei Eulálio Miranda, Administrador Paroquial, convoca a Equipe de Liturgia da Igreja Matriz e pessoas interessadas, para uma reunião, no próximo sábado (15), às 16H30, no Centro Paroquial. Em pauta, a Pastoral Litúrgica.

Durante todo este mês de fevereiro estarão abertas as inscrições para a Catequese Paroquial 2014, na Secretaria Paroquial, no período da manhã, para a Primeira Eucaristia e Crisma.


Paróquia Nossa Senhora das Graças realizou Assembleia de Pastoral Paroquial

A Paróquia Nossa Senhora das Graças, no bairro Ibiapaba, realizou no último final de semana em Floriano sua Assembleia de Pastoral Paroquial, sob a coordenação do Pároco, Frei James Carneiro e do Vigário Frei Antônio Schauerte.

O encontro que acontece anualmente foi realizado no salão paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Graças, reunindo representantes das diversas comunidades, pastorais, movimentos e serviços paroquiais que participaram momentos importantes de espiritualidade, reflexão da Palavra, avaliação da caminhada e planejamento das atividades para o Plano de Pastoral Paroquial de 2014.
A Assembleia de Pastoral Paroquial é muito importante dentro da vida da comunidade, pois avalia e dá diretrizes para a atuação das pastorais paroquiais sempre dentro das orientações do Papa Francisco, na Igreja do Brasil, em comunhão com o plano pastoral da Diocese de Floriano, onde as ações de evangelização são decididas, avaliadas e planejadas.

Santa Escolástica, exemplo de amizade e unidade à Deus e aos irmãos

Escolástica é irmã gêmea de São Bento. Nasceram em Núrsia, região central da Itália, em 480. Eram filhos de nobres, o pai Eupróprio ficou viúvo quando eles nasceram, pois a esposa morreu durante o parto.

Ainda jovem Escolástica se consagrou a Deus com o voto de castidade, antes mesmo do irmão, que estudava retórica em Roma. Mais tarde, Bento fundou o mosteiro de Monte Cassino criando a Ordem dos monges beneditinos. Escolástica, inspirada por ele, fundou um mosteiro, de irmãs, com um pequeno grupo de jovens consagradas. Estava criada a Ordem das beneditinas, que recebeu este nome em homenagem ao irmão, seu grande incentivador e que elaborou as Regras da comunidade.

Tinha o costume de visitar São Bento uma vez ao ano e como não estava permitido que entrasse no monastério, ele saía ao seu encontro para levá-la a uma casa de confiança, onde os irmãos passavam a vigília orando, cantando hinos de louvor a Deus e discutindo assuntos espirituais.

Sobre a última visita, São Gregório faz uma notável descrição: nela, a santa, pressentindo que não voltaria mais a ver seu irmão, rogou-lhe que não partisse essa noite mas no dia seguinte. Mas São Bento sentiu-se incapaz de romper as regras de seu monastério.

Então, Santa Escolástica apelou a Deus com uma fervorosa oração para que interviesse em sua ajuda e, ato contínuo, caiu uma forte tormenta que impediu que seu irmão regressasse ao monastério. Os dois santos passaram a noite falando das coisas santas e de assuntos espirituais. A reação de São Bento foi de perguntar o que ela havia feito e desejar que Deus a perdoasse por aquilo. Santa Escolástica, na simplicidade e na alegria, disse-lhe: “Eu pedi para conversar, você não aceitou. Então, pedi para o Senhor e Ele me atendeu”. Três dias depois, a santa morreu, e seu irmão que se encontrava absorto na oração teve a visão da alma de sua Irmã ascendendo ao céu na forma de pomba.

O corpo de Santa Escolástica foi sepultado no mosteiro de São Bento no tumulo que o próprio São Bento construirá para si e contava com a idade de 63 anos. Ela é padroeira de Monte Cassino e é invocada contra as tempestades, sua festa é celebrada em 10 de fevereiro.

Que o testemunho de Santa Escolástica motive em nossos corações a profunda amizade e unidade à Deus e aos irmãos na certeza de caminharmos juntos à pátria celeste.

Zenit.org

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Papa nomeia bispos brasileiros para Conselho do Vaticano

O prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, Cardeal João Braz de Aviz, e o Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), Dom Orani João Tempesta, foram nomeados pelo Papa Francisco para o Pontifício Conselho para os Leigos.

O Papa também nomeou alguns consultores do Conselho para os Leigos, entre eles, o Arcebispo de Belém (PA), Dom Alberto Taveira Corrêa, e frei Hans Stapel, fundador e presidente da Associação Internacional dos Fiéis Fazenda da Esperança, no Brasil. As nomeações foram feitas na última quinta-feira, 6. Na foto, Dom João Braz, Dom Alberto e Dom Orani.

Irão integrar o Conselho outros cardeais indicados pelo Papa, entre os quais o Arcebispo de Viena (Áustria), Christoph Schoborn, o de Milão (Itália), Angelo Scola, o de Nairóbi (Quênia), John Njue, o de Munique (Alemanha), Reinhard Marx, de Manila (Filipinas), Luis Antônio Tagle.

Atividade

O Pontifício Conselho para os Leigos colabora com o Papa nas questões voltadas à atuação dos leigos que atuam na missão da Igreja, seja por meio de organismos ou de forma individual. A proposta de criação deste conselho teve como base as indicações do decreto do Concílio Vaticano II sobre o apostolado dos leigos: Apostolicam Actuositatem, n. 26. Em 6 de janeiro de 1967 foi aprovada a instalação do órgão pelo papa Paulo VI.

CNBB

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Francisco recorda a importância de se receber a Eucaristia e de se ir à missa todos os domingos


"Conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por vós a fim de enriquecer-vos com a sua pobreza".
Estas são as palavras do apóstolo São Paulo que o Santo Padre propõe como referência para a reflexão nesta quaresma.

A intensa chuva que provocou alagamentos em Roma nos últimos dias não impediu que uma grande multidão participasse na manhã desta quarta-feira (05),da audiência geral na Praça de São Pedro, para ver e escutar o Santo Padre.

O papa entrou na praça às 10H00 no papamóvel coberto e, embora durante menos tempo que nas quartas-feiras anteriores, fez o habitual percurso pelos corredores da praça para saudar e abençoar os fiéis, vindos de todas as partes do mundo.

Francisco abriu a catequese comentando: "Queridos irmãos e irmãs, bom dia! Bom dia, mas nem tão bom assim... Está meio feio hoje!".

O papa deu continuidade nesta manhã à série de catequeses sobre os sacramentos. Hoje o tema foi a Eucaristia.

No resumo da catequese em espanhol, o Santo Padre afirmou:

"A nossa catequese de hoje se concentra na Eucaristia, coração da iniciação cristã e fonte da vida da Igreja. O que vemos, quando nos reunimos para celebrar a missa, nos ajuda a nos introduzir no mistério. No centro, encontramos o altar, uma mesa preparada, que nos leva a pensar em um banquete. Sobre a mesa há uma cruz, para nos mostrar que, nesse altar, é oferecido o sacrifício de Cristo: Ele é o alimento que recebemos sob as espécies do pão e do vinho. E junto à mesa temos o ambão, de onde se proclama a Palavra de Deus, através da qual nosso Senhor nos fala. Quando a Igreja celebra a Eucaristia, ela realiza o memorial da Páscoa do Senhor, em que Cristo se faz misteriosamente presente e no qual nós podemos participar, "comungar", da sua paixão, morte e ressurreição. Assim, a Eucaristia nos configura de modo único e profundo com Jesus, renovando o nosso coração, a nossa existência e a nossa relação com Ele e com os irmãos, além de nos fazer degustar de antemão a comunhão com o Pai no banquete do Reino dos céus".

A seguir, o papa saudou "cordialmente os peregrinos de língua espanhola, em particular os grupos provenientes da Espanha, da Argentina e de todos os países latino-americanos. Peçamos que a celebração da Eucaristia mantenha a Igreja sempre viva e faça com que as nossas comunidades se distingam pela caridade e pela comunhão".

Depois da saudação e do resumo da catequese nos vários idiomas, Francisco dedicou um pensamento especial a todos aqueles que estão sofrendo as intensas chuvas na Toscana e em Roma. O papa pediu que todos prestem apoio com "esforço, amor e solidariedade".

Outro pensamento especial foi dedicado aos jovens, aos recém-casados e aos doentes. A estes últimos o papa já tinha saudado antes de se dirigir até a praça, porque eles acompanham a audiência de dentro da Sala Paulo VI, por meio de telões. O pontífice recordou que hoje celebramos a memória de Santa Ágata, virgem e mártir.

"Sua virtude heroica nos estimule, queridos jovens, em particular aos estudantes das Escolas das Congregações de São João Batista, a compreender a importância da pureza e da virgindade; que ela ajude os queridos enfermos a aceitar a cruz em união espiritual com o coração de Cristo e encoraje os queridos recém-casados a compreenderem o papel da mulher na própria vida familiar".

A chuva concedeu alguns instantes de trégua no final da audiência, permitindo que o papa saudasse os fiéis de ambos os lados da praça. Um dos grupos lhe ofereceu um pouco de mate, que o Santo Padre bebeu com alegria.

Zenit.org

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Paróquia Santo Antônio realizou Assembleia de Pastoral

A Paróquia Santo Antônio, em Jerumenha, realizou neste final de semana, 01º e 02 de fevereiro, a Assembleia de Pastoral. Num primeiro momento o Administrador Paroquial, Frei Eulálio Miranda, apresentou alguns fatos importantes do documento de estudo da CNBB sobre a Paróquia: "Comunidade de Comunidades".

O segundo dia de assembléia, dia 02, foi dedicado aos relatórios de cada Grupo, Pastoral, Movimento e Comunidade de Paróquia, apresentando um pouco de sua historia, organização e missão, e perspectivas para 2014.
As discussões e propostas para a caminhada paroquial foram perpassadas pelo espírito pastoral do I Sínodo nas 'palavras mágicas': "organização, formação e missão", assuntos que merecerão grande atenção pastoral: Pastoral Litúrgica, Catequese, Dizimo, Conselho Pastoral Paroquial (CPP) e Conselho Paroquial para Assuntos Econômicos (CPAE).

A Assembleia concluiu-se com um almoço fraterno. À noite a comunidade paroquial se reuniu para a celebração dominical da "Apresentação do Senhor".

Ordenação e posse do novo bispo de Bom Jesus de Gurguéia acontecem no mês de março


A ordenação episcopal do Mons. Marcos Antônio Tavoni, nomeado pelo Papa Francisco, no dia 15 de janeiro de 2014, como Bispo da Diocese de Bom Jesus do Gurgueia, já tem da data marcada.

A cerimônia será no dia 1º de março, às 8:30h, na Igreja Catedral de Brasília. A da data da sua posse também já está definida para o dia 28 de março, às 19:30h, na Igreja Catedral de Bom Jesus de Gurgueia, conforme Convite abaixo.

"Apascenta minhas ovelhas" (Jo 21,17)

CONVITE

Queridos irmãos,

A Arquidiocese de Brasília e a Diocese de Bom Jesus do Gurguéia têm a alegria de convidar-vos para a Celebração Eucarística na qual será Ordenado Bispo, Mons. Marcos Antônio Tavoni, nomeado pelo Santo Padre, o Papa Francisco, Bispo da Diocese de Bom Jesus do Gurguéia – Piauí.

Bispo ordenante principal:
Dom Sérgio da Rocha (Arcebispo de Brasília-DF)

Bispos co-ordenantes:
Dom Alberto Taveira Corrêa (Arcebispo de Belém-PA)
Dom Pedro Brito Guimarães (Arcebispo de Palmas -TO)

ORDENAÇÃO EPISCOPAL
Dia: 01 de março de 2014
Local: Catedral Metropolitana de Brasília
Horário: 08:30h

POSSE CANÔNICA
Dia: 28 de março, de 2014
Local: Catedral Nossa Senhora das Mercês,
Bom Jesus – PI
Horário: 19:30h.

Mons. Marcos Antônio Tavoni é filho do Sr. Antônio Tavoni e Dona Dirce Tavoni. Nasceu em São Carlos (SP), no dia 21 de abril de 1967. É natural da Paróquia Santa Isabel, Diocese de São Carlos, onde exerceu as funções de acólito e catequista de Crisma. Também foi funcionário da Área Acadêmica da Escola de Engenharia da Universidade de São Carlos, por nove anos.

Depois de concluir seus estudos, em 1989, ingressou no Seminário Diocesano de São Carlos onde cursou os dois primeiros anos de Filosofia. Em seguida, mudou-se para Brasília (DF) com a finalidade de concluir os estudos de Filosofia e a Teologia no Seminário Maior Arquidiocesano. Recebeu espiritualidade e formação missionária no Seminário “Redemptoris Mater”, integrando a primeira turma.

Em 1994, como seminarista, fez uma experiência de missão itinerante na Amazônia, especialmente nas regiões de Belém, Manaus e Porto Velho. Foi ordenado presbítero em 30 de novembro de 1996, pelo então cardeal, Dom José Freire Falcão.

Em 1997, passou a trabalhar como missionário na arquidiocese de Palmas (TO), desepenhando as funções de pároco, professor, ecônomo e reitor do Centro de Evangelização e do Seminário Interdiocesano. Dedicou-se à direção da Casa de Marta que desenvolve atividades de reintegração à sociedade de jovens adolescentes grávidas. Foi um dos primeiros professores da Escola Diaconal São Lourenço. Coordenou a Comissão que elaborou o primeiro Diretório de Iniciação Cristã.

Também atuou como secretário do Conselho Presbiteral por dois períodos e vigário episcopal da região São Pedro no período de 2007 a 2008. Durante a vacância da Arquidiocese de Palmas, foi secretário do Colégio Consultivo e do Conselho Ampliado de Pastoral e ainda coordenador da Pastoral da Comunicação Arquidiocesana. Foi é um dos precursores do Caminho Neocatecumenal no estado do Tocantins.

Em 2012, retornou a Brasília onde exerceu a missão de Vigário Paroquial da Paróquia Santa Maria dos Pobres. Quando foi nomeado Bispo pelo Papa Francisco, vinha exercendo a missão de Pároco na Paróquia Cristo Redentor, em Taguatinga – DF.

Diocese de Picos

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Paróquia Nossa Senhora das Graças realizará Assembleia de Pastoral Paroquial

Acontecerá nos dias 08 e 09 de fevereiro, no salão paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Floriano, a Assembleia de Pastoral Paroquial.

As pastorais, grupos e movimentos paroquiais irão vivenciar momentos importantes de espiritualidade, reflexão da Palavra, avaliação da caminhada e planejamento das atividades para o Plano de Pastoral Paroquial de 2014.

A Assembleia de Pastoral Paroquial é muito importante dentro da vida da comunidade, pois avalia e dá diretrizes para a atuação das pastorais paroquiais sempre dentro das orientações do Papa Francisco, na Igreja do Brasil, em comunhão com o plano pastoral da Diocese de Floriano.

Campanha SOS Filipinas arrecada mais de 890 mil reais

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Brasileira lançaram, em novembro de 2013, a Campanha SOS Filipinas, com o objetivo de ajudar as milhares de pessoas vítimas do tufão Hayian, que atingiu várias regiões do país, no dia 8 do mesmo mês.

Até o momento, foram arrecadados mais 890 mil reais, por meio das contas disponibilizadas pela Cáritas. Os recursos serão destinados a Cáritas Filipinas para a compra de utensílios de primeira necessidade como água potável, produtos de higiene e limpeza, alimentos e remédios, bem como para apoiar a reconstrução do país.

Em nota, publicada ainda no mês de novembro, a CNBB e a Cáritas "agradecem a generosidade das paróquias, pastorais, entidades católicas, colégios e de todas as pessoas que se mobilizam nesta ação de solidariedade".

Segundo a Cáritas Brasileira, que atua em consonância com a Cáritas Internacional, o plano de apoio às Filipinas tem duração prevista de seis meses e pretende ajudar cerca de 275 mil pessoas em sete províncias atingidas pelo tufão.

A colaboração pode ser feita por meio das seguintes contas:

Banco do Brasil - Ag: 3475-4 - CC: 29368-7, Caixa Econômica Federal - Ag: 1041 - CC: 832-0 - Op. 003 e Bradesco - Ag: 0606 – CC: 66000-0.

CNBB

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Investigações concluem que Bispo de Crato é inocente de acusações

O Relatório Final do Inquérito nº 446-618/2013, de 29 de janeiro de 2014, da Polícia Civil, concluiu que o Bispo de Crato, Dom Fernando Panico, é inocente da acusação de estelionato. As investigações foram feitas atendendo pedido de sete inquilinos de casas pertencentes à Diocese de Crato.

Ouvidas diversas pessoas, inclusive os próprios inquilinos, e anexado ao inquérito diversos documentos, o Delegado Regional de Polícia, Dr. Flávio Santos da Silva, determinou o encerramento da investigação concluindo que não houve crime. Eis a parte final do relatório da autoridade policial:

"Acreditamos concluídos os trabalhos da polícia judiciária, determino ao senhor escrivão que proceda ao envio dos autos ao poder judiciário desta Comarca SEM INDICIAMENTO, por entender que NÃO OCORREU CRIME DE ESTELIONATO, por parte dos gestores da DIOCESE DE CRATO, contra os inquilinos ora representados, tendo em vista estes não haverem experimentado nenhum prejuízo, conforme consta no bojo dos autos. Crato, 29 de janeiro de 2014. Dr. Flávio Santos da Silva – Delegado".

Esclarecida a questão, a Diocese de Crato, lamenta que essa denúncia, explorada pelos meios de comunicação, de forma maldosa e sensacionalista, tenha se espalhado rapidamente Brasil afora, divulgada que foi na Internet, por alguns jornais, revistas, emissoras de rádio e televisão com o único objetivo de atribuir falsamente a Dom Fernando Panico a responsabilidade de um crime inexistente.

Fica este episódio como lição, para que no futuro, a honra e imagem de pessoas de bem não venha a ser enlameada e maculada por atos e ações intempestivas, indevidas e irresponsáveis.

Ouvido sobre o veredito da Polícia Judiciária, Dom Fernando Panico declarou: "Esclarecido este episódio, e embora eu tenha passado por grandes sofrimentos e incompreensões, perdoo a todos os que me acusaram e não guardo rancores de ninguém".

Assessoria de Imprensa da Diocese de Crato