quarta-feira, 30 de outubro de 2013

3º dia de MUTICOM em Natal debate “Comunicação Comunitária e Construção da Cidadania”

Aconteceu na última terça-feira (29), o 3º dia do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação: evento que reúne comunicadores de todos os estados brasileiros. Está acontecendo desde o dia 27 deste mês no Ginásio de Esportes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com a presença de Bispos, Padres e religiosos referenciais da comunicação, radialistas, jornalistas, blogueiros, estudantes e comunicadores em geral.

Com uma caravana composta por 20 pessoas, o estado do Piauí está tendo uma participação expressiva no evento, contando ainda com a presença de dois florianenses: Frei Erivelton Pereira de Passos, Diretor da Rádio Santa Clara AM, e Elizangela Arrais, representante da Diocese de Floriano no Mutirão Brasileiro de Comunicação.

A atividade principal do 3º dia de MUTICOM, na parte da manhã, foi a palestra sob o tema “Comunicação Comunitária e Construção da Cidadania”, assessorada pela Professora Doutora da UFRJ, Raquel Paiva, mediada por Dom Dimas Lara, Bispo Referencial para a Comunicação da CNBB. Participaram também como debatedores o Professor Doutor da UFRN Juciano de Sousa Lacerda e o Padre Manoel Filho, da Arquidiocese de Salvador -BA.

Às 14h00 tiveram início às apresentações nos grupos de trabalhos no setor II de aulas teóricas da URFN. Às 17h00 os trabalhos foram encerrados com a celebração da santa missa, no Ginásio de Esportes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

O 8º MUTICOM estende-se até sexta-feira, 1º de novembro. Durante este período os comunicadores participam de celebrações eucarísticas, seminários e grupos de trabalhos, abordando variadas temáticas. A programação inclui também atividades culturais, como o show da cantora Elba Ramalho. No último dia do evento, os participantes também poderão realizar passeios organizados pelo litoral norte, litoral sul e Natal.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Missa solene marca abertura dos trabalhos do 8º MUTICOM

Teve início na manhã desta segunda-feira (28), o 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação. A abertura do evento, que reúne comunicadores de todos os estados brasileiros, aconteceu com uma missa solene, realizada no Ginásio de Esportes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A Santa Missa foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, e concelebrada por Bispos e Padres referenciais da comunicação que participam do evento.

Após a leitura do Evangelho, a homília de Dom Jaime Vieira Rocha abordou a procedência universal da multidão que segue Jesus e as dificuldades de disponibilizarmos de um tempo para ouvir Deus na intimidade de nossa oração.

Com energia, os comunicadores foram alertados de que Jesus convida a todos a ter coragem e tempo para a oração, para poder tomar as melhores decisões e colocá-las a serviço dos demais os dons que Deus nos deu.

Após a celebração eucarística, o Padre Edilson Nobre, coordenador geral do 8º MUTICOM, fez os encaminhamentos para o início das atividades discriminadas na programação oficial do evento.

A conferência de abertura, ministrada pelo Prof. Dr. Muniz Sodré, Professor emérito da UFRJ, teve como tema "Comunicação e participação cidadã: meios e processos" e abordou os principais problemas pertinentes à comunicação no Brasil, especialmente no âmbito da evangelização.

A programação da tarde, no setor de aulas teóricas II da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, teve início às 14h e se estendeu até às 18h, com a distribuição dos participantes em 14 Grupos de Trabalho para discussão dos temas.

Equipe do Regional NE 4 da CNBB chega a Natal para o 8º MUTICOM

Na manhã do último domingo (27), a equipe de comunicadores do Regional NE 4 da CNBB, coordenada pelo Bispo Referencial para as comunicações no Regional NE 4, Dom Plinio José Luz da Silva, chegou a cidade de Natal-RN, para participar do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação. A caravana com 11 componentes vindos do estado do Piauí chegou a Natal por volta das 05h00, após passar cerca de 14h00 na estrada.

Já a noite equipe de comunicadores foi a primeira a marcar presença no local do evento, o Hotel Praiamar de Natal. A chegada dos piauienses foi saudada com calorosa alegria pelos recepcionistas, que acolheram alguns integrantes com grande satisfação.

Após o credenciamento a equipe se dirigiu ao auditório principal do Hotel. O ambiente adequadamente preparado para acolher os comunicadores de todo o Brasil chamou a atenção da caravana do Piauí, pelo aconchego do espaço que favorece a interação dos participantes, bem como dos que tomarão acento a mesa dos trabalhos.

A abertura do evento contou com a presença do Presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB e Arcebispo da Arquidiocese de Campo Grande (MT) Dom Dimas Lara Barbosa, do Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, de Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz Bispo Referencial para a Comunicação do Regional Nordeste II da CNBB e do Bispo Diocesano de Picos Dom Plínio José Luz da Silva referencial para a comunicação no Regional Nordeste IV da CNBB, além de cerca de 800 comunicadores de todo o país.

O 8º MUTICOM estende-se até a próxima sexta-feira, 1º de novembro. Durante este período em os comunicadores participarão realização de celebrações, seminários e lançamentos de livros, grupos de trabalhos com diversas temáticas. A programação inclui também atividades culturais, como o show da cantora Elba Ramalho. No último dia do evento, os participantes também poderão realizar passeios organizados pelo litoral norte, litoral sul e Natal.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

8º Mutirão Brasileiro de Comunicação terá início neste domingo

Cerca de 800 pessoas, de várias partes do Brasil, chegarão à capital potiguar no próximo domingo, 27 de outubro, para participar do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom). O evento, que se estende até o dia primeiro de novembro, tem como tema: “Comunicação e participação cidadã: meios e processos”.

Pela primeira vez o Mutirão será realizado no campus de uma universidade pública. A organização é da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Signis Brasil, arquidiocese de Natal e Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

O programa inclui, pela manhã, a realização de celebrações, seminários e lançamentos de livros. Paralelamente, haverá uma Feira de Comunicação. No período da tarde, serão realizados simultaneamente 14 grupos de trabalhos com diversas temáticas. A programação inclui também atividades culturais, como o show da cantora Elba Ramalho. No último dia do evento, os participantes também poderão realizar passeios organizados pelo litoral norte, litoral sul e Natal.

Lançamentos


No dia 28, o diretor executivo do Portal A12 e apresentador do Programa ‘Bem-vindo Romeiro”, na TV Aparecida, padre Evaldo César, lançará o livro “Igreja na cidade: desafios e alcances de uma evangelização pela televisão”.

A Pastoral da Comunicação da arquidiocese de Salvador (BA) e a Universidade Católica de Salvador vão lançar, no dia 29, o Curso de Aperfeiçoamento em Comunicação Pastoral”. Trata-se de uma pós-graduação, voltada para agentes da Pascom e profissionais da área de comunicação e será realizada em módulos.

“Haiti por si: a reconquista da independência roubada” é o título do livro que será lançado no final da manhã do dia 30. Produzido pela Agência de Informação Frei Tito para a América Latina, conhecida como Agência Adital, o livro busca mostrar as possibilidades de reconstrução política, econômica, social e cultural do Haiti.

No dia 31, será lançado o livro digital “Comunicação para a cidadania: objetos, conceitos e perspectivas”, organizado por Cláudia Regina Lahni e Juciano de Sousa Lacerda. Ambos integram o grupo de pesquisa Comunicação para a Cidadania, da Intercom.

CNBB

domingo, 20 de outubro de 2013

Coleta Missionária acontece neste domingo, 20 de outubro

No ano em que a Igreja no Brasil dá destaque especial para a evangelização da juventude, a Campanha Missionária, realizada neste mês de outubro, também enfatiza o dinamismo dos jovens.

Com o lema “A quem eu te enviar, irás” (Jr 1, 7b), a Coleta Missionária acontece em todas as comunidades no Dia Mundial das Missões, celebrado em 20 de outubro.

“Estes recursos são importantes: uma pequena parte fica para a organização da Campanha e a manutenção das Pontifícias Obras Missionárias (POM) e a maior parte é enviada para o Fundo Mundial de Solidariedade, em Roma, que financia projetos de ajuda a missões em todo mundo, especialmente na Ásia e na África. São projetos como sustento de dioceses, manutenção de seminários, obras sociais e assistência aos missionários”,
explica o diretor nacional das POM, padre Camilo Pauletti.

A organização da Campanha no Brasil é de responsabilidade das POM em parceria com duas Comissões Episcopais da CNBB: Ação Missionária e Amazônia. Os subsídios foram enviados para as comunidades de todo o país: 190 mil livretos da novena missionária; 22 mil DVD’s com testemunhos; 8 milhões de folhetos com orações para as missas dominicais; 11 milhões de envelopes para a coleta.

“A Igreja é por sua natureza missionária. A campanha deseja recordar essa dimensão”, afirma o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Missionária e a Cooperação Intereclesial da CNBB, dom Sérgio Braschi.

“Pelo batismo e pela Crisma, somos ungidos para levar o Evangelho, levar a missão de Jesus. Essa campanha quer nos comprometer, de uma maneira concreta, no apoio aos missionários além fronteiras”, completa.

CNBB

Derrubada do mastro marca encerramento dos festejos de São Pedro de Alcântara

Na noite do último sábado (19), foi realizado o encerramento dos festejos de São Pedro de Alcântara, padroeiro da cidade de Floriano. Durante dez dias a Catedral viveu celebrações e atividades envolvendo a comunidade católica local em missas, novenas e animados leilões.

O encerramento dos festejos em honra ao padroeiro da cidade contou com a participação de muitos fieis, entre eles autoridades municipais e estaduais, que acompanharam a imagem do padroeiro por algumas ruas de Floriano.

Após a procissão foi celebrada a Santa Missa em homenagem a São Pedro de Alcântara, presidida pelos bispos Dom Valdemir Ferreira e Dom José Francisco Falcão e co-celebrada por padres da Diocese de Floriano. Depois da celebração aconteceu à tradicional derrubada do mastro, culminando o ato religioso.

A missa solene também foi um momento de comemoração pelo dia do Piauí. Na leitura foi abordada a necessidade de aplicação da Lei e da justiça, como também da fé para que se tenha prosperidade, enquanto o Evangelho proclamado destacou missão de reconhecer, assimilar, se entregar a Deus e a Jesus, e em seguida, levá-los às outras pessoas.

Fonte/imagens: FlorianoNews.com

Formação Permanente do Clero de Floriano

Nos dias 17 e 18 de outubro, sacerdotes das paróquias pertencentes à Diocese de Floriano participaram do Encontro de formação do Clero, realizado no Centro Pastoral Dom Edilberto Dinkelborg (Casa João XX), em Floriano.

O evento foi presidido pelo Bispo diocesano Dom Valdemir Ferreira dos Santos e assessorado por Dom José Francisco Falcão de Barros, Bispo auxiliar do Ordinariado Militar do Brasil. Dom José Francisco Falcão abordou temas pastorais e jurídicos a partir do Sínodo Diocesano de Floriano.

O Encontro de formação do Clero, que teve como tema Os Sacramentos da Igreja, foi um momento de aprendizagem e grande crescimento, no qual os sacerdotes estudaram Sínodo Diocesano de forma objetiva, vivencial e profunda, que os levou a uma compreensão de como melhor trabalhar dificuldades recorrentes em suas paróquias à luz do documento Diocesano.

Ao final das atividades com os sacerdotes, Dom José Francisco Falcão de Barros presidiu a Santa Missa na Catedral e no dia 19 de outubro, dia de São Pedro de Alcântara, fez também a homilia do encerramento dos festejos, com a participação de uma multidão de fieis.